segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Instalação do driver da pedaleira Boos GT-100 no Windows 10 64 Bits

Amigos,


Há algum tempo que não escrevo, mas voltei com uma boa notícia !
Consegui finalmente depois de muito apanhar instalar a Boss GT-100 no WIndows 10. Qual o problema de instalar este drive ? O windows 10 não aceita o driver do Windows 8. Quando pensei em atualizar o meu Windows 8 para aversão 10 a minha grande preocupação era esta, o medo de o Windows 10 não aceitar o hardware que possuia referente as interfaces de música que tenho.


A Boss (Roland) até o momento não disponibilizou um driver para Windows 10 para a pedaleira Boss GT-100. O windows até parece reconhecer a pedaleira no Windows 10, mas é fake. Incrível né ? Mas é verdade o driver esta em teste ainda, se você for ao gerenciador de devices do Windows 10 você vai perceber que tem uma exclamação em cima da Interface da GT-100.
A GT-100 possui uma série de programas para alterar suas configurações que simplificaram esta tarefa e são primordiais para "timbrar" a sua pedaleira. O Boss Tone Studio é uma destas interfaces.
Caramba mas qual é o problema do driver ? Pois é, sem o driver instalado corretamente estas interfaces não funcionam !


Consegui uma ajuda inicial em http://gt100.mediamanhost.com/w10-driver-workaround.html.


O problema é que seguindo as instruções deste link, um dos comandos que ele fornece no step 2 não e executado com sucesso, e porque ? O Windows 10 ( pelo menos o meu 64 bits em português)   é muito mais fechado a instalação de drivers não assinados pelo fabricante que o Windows 8. E desta maneira o comando "bcdedit -set TESTSIGNING ON" não funciona exibindo uma mensagem de erro mesmo que seja executado como usuário administrador . A mensagem informa que você não esta autorizado para executar o comando.Bom, mas afinal se estou executando uma instalação do driver fornecido pela Boss (Roland) porque o driver não estaria assinado digitalmente ? 

O motivo é simples ! A instrução fornecida no link acima esta solicitando que você altere uma linha do driver para aceitação no Windows 10. E assim a assinatura do driver é perdida.No Windows 10, pelo menos na minha instalação, para desabilitar esta regra eu tive que realizar um boot reiniciando o sistema com a tecla "Left Shift" pressionada. Estranho né ? Ao realizar este boot com esta tecla pressionada o sistema quando reinicia apresentando um menu diferenciado com uma opção para desabilitar a necessidade de instalar drivers assinados pelo fabricante.

Tela que aparece quando o sistema reinicia ao pressionarmos a tecla "Left Shift" ...



Escolher a opção Startup Settings, assim o Windows apresentara a proxima tela ....



Nesta tela devemos escolher a opção 7 ....

Esta opção 7 irá permitir alteramos o drive e instala-lo ....

Baixar o drive da Boss GT-100 para o Windows 8 , expandir o arquivo em um diretório. Na estrutura abaixo modificar o arquivo RDIF1149.INF acrescentando a seguinte codificação ...



[Roland.NTamd64.6.2]
;; Windows8
%RDID0149DeviceDesc%=RDID0149Install, USB\VID_0582&PID_0189 ; GT-100 Ver2

[Roland.NTamd64.7]
;; Windows10
%RDID0149DeviceDesc%=RDID0149Install, USB\VID_0582&PID_0189 ; GT-100 Ver2



Pronto agora podemos atualizar o driver do Windows ....

Ir para o Device Manager no Windows 10 já com a pedaleira ligada ao computador pela porta USB, e a tela que deveremos ver é a seguinte ...



Clicar em cima da interface GT-100 com o botão esquerdo do mouse e escolher a opção de reinstalr driver, e escolher a pasta na qual modificamos a linha na pasta 64bits acima descrito. O Windows 10 irá iniciar o processo de reintalação do driver, porém ele irá apresentar uma mensagem em um quadro com destaque em vermelho pedido para confirmação para instalação de um driver não assinado.




Confirmar a instalação assim mesmo. Pronto agora o driver da Boss GT-100 esta instalado corretamente e bem mais estável.












2 comentários: